II Ciclo de Formação em Preservação Audiovisual – Cinemateca Paraense

A cada dia se torna mais urgente pensarmos em ações para salvaguardar as imagens registradas em formato audiovisual que (re)contam a história da nossa sociedade. Fragmentos de tempo em filmes que contem histórias e memórias que, a partir da preservação audiovisual, podem ser acessadas por estudantes, pesquisadores e espectadores.

Com este objetivo a Cinemateca Paraense realiza seu segundo evento dedicado ao tema, que desta vez além de Belém percorrerá outras três cidades do estado do Pará com ações formativas e exibições, além de um mapaeamento da produção audiovisual das cidades percorridas pelo projeto.

A coordenação geral é de Deyse Marinho, museóloga e mestre em preservação do patrimônio cultural (EBA-UFMG), e com Coordenação Pedagógica de Ramiro Quaresma, documentarista e doutor em cinema (EBA-UFMG), ambos idealizadores da Cinemateca Paraense, projeto independente de pesquisa em cinema iniciado em 2010.

Segundo Ciclo de Formação em Preservação Audiovisual – Cinemateca Paraense tem o apoio institucional da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual – ABPA, produção do Instituto Museus, Arte e Cinema da Amazônia – IMACA, em uma realização da Cinemateca Paraense, com recursos da Lei Aldir Blanc (Edital de Circulação), Secretaria de Estado de Cultura, Governo do Estado do Pará, Ministério da Cultura e Governo Federal.