




MASTERCLASS II CFPA – CINEMATECA PARAENSE
Entre os dias 23 e 25 de Setembro, no Auditória Eneida de Moraes (Palacete Faciola /MIS-PA), serão realizados as Masterclasses do II CFPA – Cinemateca Paraense. As inscrições são gratuitas, limitadas à capacidade dos espaços, e podem ser feitas no site da Cinemateca Paraense (link na Bio) ou presencialmente 30 minutos antes dos eventos. São três atividades falas inéditas sobre preservação audiovisual, políticas de acervos e patrimônio para todo o público interessado no tema.
Os ministrantes serão Lila Foster, doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP e presidente da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual – ABPA, Mariela Cantú, mestre em Preservação da Imagem em Movimento pela Universidade de Amsterdã e curadora audiovisual, e Michel Pinho, historiador e mestre em linguagens e cultura. O projeto é idealizado e coordenado por Deyse Marinho, museóloga e mestre em preservação do patrimônio cultural pela EBA – UFMG, e por Ramiro Quaresma, pesquisador e doutor em cinema pela EBA – UFMG.
O “Segundo Ciclo de Formação em Preservação Audiovisual” é uma produção do IMACA – Instituto de Museus, Artes e Cinema da Amazônia, com apoio da Discos ao Leo, apoio institucional da ABPA – Associação Brasileira de Preservação Audiovisual, Museu da Imagem e do Som do Pará e Sistema Integrado de Museus e Memoriais. Uma realização da Cinemateca Paraense a partir do Edital Circulação da Política Nacional Aldir Blanc do Ministério da Cultura e Governo Federal, FADESP, Secretaria de Estado de Cultura e Governo do Pará.
Informações e inscrições: cinematecaparaense.com e presencialmente, 30 minutos antes do início das atividades, nos locais de realização.
MASTERCLASS
- PRESERVAÇÃO EM TODA PARTE: como agir para preservar no lugar onde se está, com Lila Foster (23.SET > 19H – Auditório Eneida de Moraes / MIS-PA)
- PRA QUEM PRESERVAMOS? estratégias de acesso público à acervos audiovisuais, com Mariela Cantú (24.SET > 19H – Auditório Eneida de Moraes / MIS-PA)
- O PATRIMÔNIO EM MOVIMENTO, com Michel Pinho (25.SET > 19H – Auditório Eneida de Moraes / MIS-PA)
LILA FOSTER
é curadora, preservadora audiovisual, e realizadora. Atua na preservação audiovisual há mais de 20 anos. Investiga a história e as práticas do cinema amador no país. Já ministrou cursos em instituições como o Instituto Moreira Salles e na Escola Pública de Audiovual Vila das Artes em Fortaleza(CE). Coordena o Talents Preservação – Festival do Rio e o Projeto Filmográfico – Arquivo Público do Distrito Federal. Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP. Realizou em 2024 o curta “Três”, selecionado para o Festival Internacional de Curtas de São Paulo. É a atual Presidenta da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual.
MARIELA CANTÚ
É preservadora audiovisual, realizadora, curadora e pesquisadora em Artes e Mídias Audiovisuais. Mestre em Preservação da Imagem em Movimento (Univ. de Amsterdã) e licenciada em Comunicação Audiovisual (Univ. Nacional de La Plata). Curou mostras de artes audiovisuais contemporâneas e editou publicações especializadas. Como artista, foi premiada em festivais nacionais e internacionais.
MICHEL PINHO
é historiador, fotógrafo e ativista artístico e cultural, desenvolvendo ações na área de educação patrimonial, fotografia e inclusão social. Atua como professor há mais de 20 anos. Pesquisa e difunde como palestrante e comunicador a história de Belém, a construção da sua memória imagética e suas relações com o patrimônio material e imaterial. Suas aulas públicas levam milhares de pessoas às ruas do Centro Histórico de Belém em caminhada. Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura (UNAMA). Em 2023 recebeu a Comenda de Patrimônio Material e Imaterial do Governo do Estado do Pará – Eneida de Moraes.


Deixe um comentário