SOBRE O PROJETO >

Nova Capa CP x

Uma cinemateca é uma instituição que tem como objetivo preservar acervos audiovisuais, pesquisar a história do cinema do qual é guardião e difundir estas obras cinematográficas para que permaneçam vivas para as futuras gerações. No Brasil existe como referência na América Latina na preservação e salvaguardo de filmes a Cinemateca Brasileira. Com 60 anos de existência ela guarda toda a história do cinema brasileiro desde os anos 1920 até os dias de hoje, reservas técnicas, pesquisadores, técnicos equipamentos de alta tecnologia, prédios novos, enfim é uma instituição de referência no Brasil e no Mundo. 60 anos de um trabalho que é impossível dimensionar os custos.

Aqui no Pará possuímos uma trajetória cinematográfica significativa desde os anos 1960 cujas obras estão em acervos como o Museu da Imagem e do Som do Pará e a própria Cinemateca Brasileira. Porém não é importante apenas preservar os suportes físicos, é necessário preservar principalmente a memória dos filmes, das realizações, de todos que participam do processo de criação de uma obra cinematográfica. Alguns pesquisadores e críticos já se empenharam nesse objetivo, porém sem ampla visibilidade ao cinema paraense para o grande público, deixando ainda seus criadores restritos a um nicho de conhecimento limitado, como festivais e mostras.

O ciberespaço, nesta perspectiva de expansão de conhecimento em redes hipermidiáticas, é o novo paradigma para o cinema e o audiovisual. Filmes e vídeos trafegam o ambiente virtual e modificam as formas de difusão. O site Cinemateca Paraense será então um veículo de intermediação entre os realizadores e o público em geral, e não apenas em obras, mas principalmente de memórias. Valorizando os criadores que apesar de toda uma cadeia de dificuldades conseguem fazer cinema, longe dos grandes centros nacionais, com escassos recursos e uma vontade sem tamanho de realizar suas obras. São desbravadores de ontem e hoje que merecem ter suas obras e histórias preservadas com todos os recursos tecnológicos contemporâneos.

Criado em 2010 este espaço democrático e colaborativo sem qualquer fim lucrativo é independente e sempre será, uma busca de uma pequeno grupo de obstinados em pesquisar, catalogar e difundir os filmes que trazem em suas imagens e sons as memórias do nosso lugar, preservando assim a história de todos e de cada um.

Ramiro Quaresma

Idealizador e Curador